quarta-feira, 29 de julho de 2009

TERMOS TÉCNICOS - MARÌTIMO

Área do Porto Organizado:
É compreendida pelas instalações portuárias, quais sejam, ancoradouros, docas, cais, pontes e píers de atracação e acostagem, terrenos, armazéns, edificações e vias de circulação interna, bem como pela infra-estrutura de proteção e acesso aquaviário ao porto, tais como guias-correntes, quebra-mares, eclusas, canais, bacias de evolução e áreas de fundeio que devam ser mantidas pela Administração do Porto.
Autorização:
Termo emitido pela ANTAQ quando se tratar de prestação não regular de serviços de transporte aquaviário ou de exploração de infraestrutura de uso privativo.
Bacia de Evolução:
Local instalado previamente nas proximidades do cais, dotado de dimensões e profundidades adequadas, cuja finalidade é fundear e manobrar as embarcações.
Berço:
Espaço destinado ao navio em um cais no qual ele pode operar em segurança.
BHP (Brake Horsepower - potência efetiva):
A potência efetiva ou disponível de um motor, medida na árvore acionada da transmissão. Equivalente a cavalo-vapor calculado menos a potência perdida na fricção.
Cais:
Parte de um porto destinada à atracação ou ancoradouro de embarcações de passageiros e cargas.
Canal de Acesso:
Canal que liga o alto mar com as instalações portuárias, podendo ser natural ou artificial, dotado de profundidade e largura adequadas, além da devida sinalização, com o objetivo de dar acesso das embarcações ao porto.
Carga Geral:
Constituida dos mais diversos tipos de mercadorias, acondicionadas em volumes próprios, ou não, embarcados em partidas de tonelagens diversos, de valor unitário variável. Exemplos: contêineres, pellets, sacos, caixotes, etc.
Carga Unitizada:
É aquela movimentada conjuntamente, através de acessórios padronizados, como contêineres e pellets.
Concessão:
Modalidade de delegação quando se tratar de exploração de infraestrutura de transporte público, precedida ou não de obra pública e de prestação de serviço de transporte associados à exploração de infraestrutura.
Contêiner:
Equipamento confeccionado de material resistente, destinado a armazenar mercadorias para transporte, atendidas a condições técnicas de construção e de segurança estabelecidas em legislação nacional e as convenções internacionais ratificadas pelo País.
Delegação:
Instrumento de descentralização administrativa, com o objetivo de assegurar maior rapidez e objetividade às decisões, situado-as na proximidade dos fatos, pessoas ou problemas a atender.
Docas:
Parte de um porto, rodeada de cais, onde se abrigam os navios e onde recebem ou deixam carga;
Dolfim de atracação:
Estrutura portuária situada em local de maior profundidade, com dimensões capazes de receber embarcações. É independente da linha do cais, e pode ou não ser dotada de plataforma de comprimento variável e, em geral, possui equipamentos.
Granel Liquido:
É a carga liquida transportada diretamentenos nos porões do navio, sem embalagem e em grandes quantidades e que é movimentada em dutos por meio de bombas., como petróleo e seus derivados, óleos vegetais, sucos de laranja, etc.
Granel Sólido:
É toda carga seca fragmentada ou em grãos, transportada diretamente nos porões do do navio sem embalagem em grandes quantidades e que é movimentada por transportadores automáticos ou mecânicos, como Manganês, Soja em grãos, Trigo, Cimento, Minério de Ferro, Gusa, Cavacos de Madeira , etc.
Natureza da Carga:
Diz-se da constituição da carga, considerando a forma em que se apresenta para sua movimentação e a dificuldade específica de seu manuseio. Divide-se em Granel Sólido, Granel Liquido e Carga Geral.
Navegação de Cabotagem:
É a realizada entre portos do território brasileiro, utilizando via marítima ou esta e vias navegáveis interiores.
Navegação Interior:
É a navegação realizada ao longo de canais, rios, lagos, enseadas baías e angras
Navegação de Longo Curso:
É a realizada entre portos brasileiros e portos estrangeiros.
Off-shore:
Próximo à costa ou ao longo da costa.
Outras Navegações:
É composta pela Navegação Interior, e Navegação Off-shore,
Panamax:
Designação d os navios que, devido às suas dimensões, alcançaram o tamanho limite para passar nas eclusas do Canal do Panamá Isso significa um comprimento de 1000 pés (305 m), uma largura de 110 pés (33,5 m) e uma profundidade de 85 pés (26 m). Assim, um navio Panamax deve ter tipicamente no máximo um comprimento de 965 pés (294 m), uma largura de 106 pés (32,3 m) com um calado de 39,5 pés (12,04 m). Essas medidas são limites, restando pouco espaço para erros de navegação. Nos padrões atuais, um navio desse tipo é considerado de tamanho médio. Diversos pós-Panamax contêineres são o mais largos possível, para um maior aproveitamento de custo. No entanto, mercadorias como cereais são transportadas principalmente em navios de tipo Panamax.
Pátio:
Áreas descobertas que se encontram localizadas na área de um porto intercalado aos armazéns ou isoladas, destinadas ao recebimento de cargas pesadas ou de natureza especial
Porto Organizado: Porto construído e aparelhado para atender as necessidades da navegação e da movimentação e armazenagem de mercadorias, concedido ou explorado pela União, cujo tráfego e operações portuárias estejam sob a jurisdição de autoridade portuária;
Retroporto:
Área que armazena e administra as cargas que chegam ao porto.
Roll-on-roll-off (ro-ro):
Técnica utilizada no transporte multimodal que consiste no uso de carretas rodoviárias ou outros veículos em navios especializados.
Sentido da Navegação:
Embarque e Desembarque e/ou Importação e Exportação.
Terminal de Uso Privativo:
Explorada por pessoa jurídica de direito público ou privado, dentro ou fora da área do porto, utilizada na movimentação e/ou armazenagem de mercadorias destinadas ou provenientes de transporte aquaviário.
Terminal Privativo de Uso Exclusivo:
Terminal para movimentação de carga própria.
Terminal Privativo de Uso Misto:
Terminal para movimentação de carga própria e de terceiros
TEU (Twenty-foot Equivalent Units (Unidades equivalentes a 20 pés):
Unidade utilizada para conversão da capacidade de contêineres de diversos tamanhos ao tipo padrão ISO de 20 pés
TPB (Tonelada de Porte Bruto):
Peso em toneladas que o navio pode transportar, incluídos carga, combustível, aguada, lubrificantes, víveres, sobressalentes, enfim, tudo que necessita para sua completa operação, incluindo a tripulação e seus pertences Brasília, dezembro de 2005

Fonte: ANTAQ e Wikipedia

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